Cap. 3 CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ATENDIDA E COMUNIDADE DO ENTORNO DA ESCOLA

CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ATENDIDA E COMUNIDADE DO ENTORNO DA ESCOLA ­­
A Unidade Municipal de Educação Infantil Pituchinha, situada à Rua Marquês do Lavradio, nº619, no bairro Alto dos Pinheiros, atende uma clientela bastante abrangente. Por isto vimos à necessidade de fazer a caracterização da população atendida e procurar saber qual a comunidade que faz parte do entorno da escola.
Pensar nesta articulação da UMEI com a comunidade, não é apenas levar em conta o território do bairro, no entorno da escola no  qual a comunidade esta inserida.É necessário pensar em redes  de relações que se inicie na criança,passe pela família  e expanda-se pelo bairro chegando até a cidade.Mais para isso é  necessário conhecer as pessoas as instituições culturais que  fazem parte dessa comunidade.
Para fazer uma análise do perfil desta Comunidade e sabermos quem são as famílias que estão inseridas nesta escola , qual a nossa clientela, de onde vêem nossos alunos e procurar  conhecê-los melhor , foi necessário elaborarmos um questionário e através dele fazer uma sondagem e investigar um pouco mais para descrever  com fidelidade as características desta comunidade em determinados aspectos.
Enviamos um questionário para uma média de (trezentos e oitenta famílias), destes questionários que foram enviados recebemos o retorno de (duzentos e quinze questionários) dos quais fizemos uma análise através de gráficos.
Primeiramente estaremos anexando o questionário que foi entregue as famílias para que todos possam visualizar as perguntas que foram feitas e avaliar a abrangência de nossa pesquisa.
MODELO DO QUESTIONÁRIO QUE FOI ENVIADO AS FAMÍLIAS:

UMEI PITUCHINHA
Rua Marquês do Lavradio, 619 Alto dos Pinheiros tel 327764-60

Questionário da família Construção do PPP

Nome da criança: -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                                                   Responsáveis :Pai:---------------------------------------------------profissão------------------------------
                                                                                Mãe:------------------------------------------------- profissão------------------------------
    Os pais moram juntos ? ( ) sim ( )não

Existe outra (as) pessoas responsáveis pela criança ( ) sim ( ) Não

Quem? (grau de parentesco e nome) ----------------------------------------------------------------------
Endereço da família: -------------------------------------------------------------------------------------------

Cep--------------/-------------- Bairro:--------------------------------------------------------------------------

Telefones para contato: Mãe-----------------------------------------Pai:- ------------------------------------
Residência:- ------------------------------avós:- -----------------------------outros:- --------------------------

A família reside em ( ) casa ( ) Apartamento ( ) outros

Moradia: ( ) alugada ( ) própria ( ) casa de outras pessoas

Mora em área de risco? ( ) sim ( )não

Quantas pessoas residem na mesma casa?--------------------

Quem são as pessoas (nome e grau de parentesco) --------------------------------------------------------
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A criança tem irmãos? Quantos? ------------------------------------------------------------------------

Nome -------------------------------------------------idade -------------------------------------

Nome -------------------------------------------------idade -------------------------------------

Nome -------------------------------------------------idade -------------------------------------

Família recebe algum benefício? ---------------------------Quais:- ----------------------------------

Valor da renda familiar: ( ) salário mínimo ( ) de 500 à 1.000 ( ) de 1.000 à 2.000
( ) de 2.000 à 3.000 ( ) acima deste valor

O que o bairro oferece de benefício para a comunidade?
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Quais os espaços que você participa junto com sua criança?-------------------------------------------

Quais os espaços de lazer que o bairro possui?-----------------------------------------------------------

Aonde a família vai aos finais de semana para lazer?---------------------------------------------------

Quais os lugares que a família mais gosta de frequentar?-----------------------------------------------

Utilize a parte de trás da folha e escreva o que você acha da(s) escola(s) que os seus filhos estudam?

Iniciamos identificando a criança que temos na escola e sua família. No primeiro momento achamos que era importante saber em que contexto familiar que as crianças vivem e como estão organizadas estas famílias. Acreditávamos que era importante obter este dado até mesmo para elaborar melhor o nosso trabalho com as crianças dentro da UMEI.

               “A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem com a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.
( CAIADO, Elen Campos Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia. Equipe Brasil Escola)

Com o resultado da pesquisa percebemos que em (cento e quarenta e quatro famílias) os pais vivem junto e apenas (sessenta e sete famílias) os pais dizem serem separados.  Mas com este dado tivemos a oportunidade de perceber que hoje, família tem um significado muito mais amplo, e mesmo as crianças que vivem com os pais a maior parte delas passam o dia com os avôs, tios irmãos e outras pessoas ligadas à família. Ficou claro para nós que no contexto familiar estão inseridas outras pessoas como os avôs, os tios etc.
“Podemos definir família com dois conceitos: família em sentido amplo e família em sentido estrito. Nesta segunda concepção, família é o pai, a mãe e os filhos, esses constituindo um núcleo. Mesmo em caso do casal ter tido relações anteriores à atual, os filhos dessas outras uniões, fazem parte do núcleo familiar, ou seja, no sentido estrito de família. E no conceito de família em sentido amplo, é aquela que além dos indivíduos integrantes do conceito estrito de família, estão integrados os parentes que são ligados com vínculos consangüíneos ou de afinidade. Incluindo o caso dos servidores públicos civis da união, que conforme o art. 241 de sua lei regulamentadora (Lei nº 8.112/90), considera família além do cônjuge e filhos, quaisquer pessoas que vivam dependentes financeiramente e que constem em seu assentamento individual. ( Publicado por alexandragehlen em novembro 19, 2010).
Depois partimos para saber onde as crianças residiam, existia uma dúvida se o maior número de crianças atendidas na UMEI  eram moradoras do bairro Alto dos Pinheiros, onde está situada a nossa escola, ou nas adjacências. Tivemos uma grande surpresa pois pudemos perceber que o maior número de crianças atendidas em nossa UMEI  são moradoras do bairro Califórnia l com o número de (sessenta e seis crianças) ,  em segundo lugar fica o  bairro João Pinheiro com (Trinta e três crianças) no Alto dos Pinheiros situam (trinta e duas crianças ) e no Dom Bosco (trinta crianças). Descobrimos também que temos alunos nos bairros Padre Eustáquio, Vila Oeste, Ipanema, Camargos, Santa Maria e outros, onde estão localizadas as demais crianças.  
Com relação á residência das famílias, percebemos que a maior parte delas diz ter casa própria (cento e vinte e cinco famílias), (cinqüenta e nove famílias) dizem estar morando em casa alugada e (trinta e uma) dizem estar em casas de outros ou cedida. Quando perguntamos se as famílias reconheciam o lugar onde moravam como área de risco (duzentas e dez famílias) diz não reconhecer o lugar onde moram como área de risco e apenas (cinco famílias) reconhecem estarem morando em área de risco. Consideramos este um índice muito importante, pois as famílias reconhecem o bairro onde moram um lugar bom de viver, e não se sentem ameaçadas neste local, muito pelo contrário se sentem seguras e isto dá a elas conforto e estabilidade. Outro dado importante é quando estas famílias dizem morar em casa própria, começamos a refletir um pouco em cima deste dado, será que as famílias que dizem ter casa própria não moram junto com outros familiares ou no terreno dos pais, tios, avós etc. Este questionamento só apareceu devido ao fato de percebermos que(cento e quarenta e quatro famílias)  responderam que moram na mesma casa uma média de quatro á seis pessoas, (cinqüenta e quatro famílias) dizem morar com uma média de uma a três pessoas na mesma casa e (dezenove  famílias ) dizem morar com um número maior uma média de sete pessoas ou mais na mesma casa . Foi devido á estes dados que foram surgindo alguns questionamentos, acreditamos  que essa possa ser uma questão a se pensar ou caso seja necessário futuramente fazer uma análise melhor sobre o assunto.
Outra questão que levantamos foi com relação aos benefícios, se as famílias participam de algum programa ou recebem algum benefício, (cento e sessenta e uma famílias ) dizem não receber nenhum tipo de benefício, (trinta e nove famílias ) são beneficiadas e (quinze famílias ) não se manifestaram. Com relação aos benefícios recebidos geralmente são por morte, INSS (deficiência física), e a maior parte das delas recebem bolsa família.
Acreditamos também ser importante sabermos qual a renda familiar destas pessoas. Muitas vezes quando fazemos esta pergunta dentro da UMEI, muitos pais acreditam que se revelarem a renda familiar pode perder a vaga das crianças caso a renda familiar seja maior. Isto é um mito que as pessoas criaram, pois todas as crianças são atendidas quando há vagas na escola e quando não existe vaga, criamos uma lista de espera de atendimento para quando exista a vaga. O fato é que (oitenta e nove famílias) dizem receber uma média de quinhentos á mil reais mensais, (cinqüenta e oito famílias) dizem que a renda familiar está na faixa de Mil á Dois mil reais mensais, (quarenta e oito famílias) dizem receber salário mínimo, (quatorze famílias) dizem ter uma renda de Dois á três mil mensais, (três famílias) recebem acima de três mil mensais e (duas famílias) não responderam. Este dado é importante pois neste momento fica claro que a comunidade que atendemos não é uma comunidade carente, temos sim alguns casos que devemos dar uma atenção especial. Este dado nos ajuda com relação à alimentação, a saúde e higiene das crianças. É de extrema importância sabermos quais são as crianças que vêem alimentadas de casa, quais precisam da alimentação que é fornecida pela escola, quais são as crianças que devemos incentivar a comer mais ou menos. E de certa forma pensar em um trabalho com o grupo de conscientização, de partilha, de doação e respeito.  Por isto foi tão importante a coleta deste dado para nossa pesquisa.
Outra pergunta que foi feita as famílias é se o bairro onde moram tem algum benefício ficamos surpresos com os dados que apareceram (cento e dezesseis famílias ) não reconhecem benefícios no  bairro onde moram e (noventa e nove famílias ) dizem que o  bairro possuem sim, alguns  benefícios como: escolas,posto de saúde,linha de ônibus,supermercados, academias, comércios, associação de bairro, academia da cidade, igrejas, creches, escolas profissionalizantes,praças, asilos, farmácias,padarias, metrô, dentista,CRAS (psicólogo), escola aberta, escola integrada ,coleta De lixo, feira de artesanato, curso de informática, ginástica para terceira idade, rede de esgoto, auto escola, casa da criança carente, universidade próxima. O fato da comunidade não reconhecer os benefícios que o bairro possui nos preocupa, pois se a própria comunidade em um item anterior diz que gosta do bairro onde vive, e não reconhece nele benefícios e um fato preocupante, mas acreditamos que a escola pode intervir neste aspecto, promovendo com as crianças passeio pelo bairro e adjacências para que as crianças possam conhecer estes espaços que foram citados e reconhecer neles um espaço pertencente a elas e as famílias onde se tem o direito de freqüentá-los para beneficio próprio, para lazer, para a promoção da saúde. E neste momento volto no inicio do texto quando disse que: “É necessário pensar em redes de relações que se inicie na criança,passe pela família  e expanda-se pelo bairro chegando até a cidade.”
Com relação aos espaços de lazer que a família utiliza nos finais de semana, ficou claro que as famílias procuram muito outros familiares (noventa e oito família) nos trouxeram este dado, (cinqüenta e três famílias) freqüentam parques e praças, (trinta e nove) disse que o programa favorito dos  finais de semana são os clubes  o tradicional passeio ao zoológico e ( vinte e cinco famílias )gostam de ir ao shopping nos finais de semana. Este dado vai nos pontuar com relação os espaços que as nossas crianças freqüentam qual o conhecimento de mundo cada uma delas trás dentro de si, quem são as pessoas com as quais esta criança convive. Quem passa os finais de semana com a criança. A importância da presença da família neste momento.
Para fechar o nosso questionário perguntamos sobre as escolas que os filhos estudam, e principalmente sobre a Umei Pituchinha (cento e noventa e duas famílias) responderam que estão satisfeitas com as escolas que os filhos estudam, gostam do sistema, estão felizes com as escolas municipais e com as propostas do governo. (dezesseis famílias) não responderam a questão, (seis famílias) dizem que podem melhorar, (uma família) por não conhecer direito nosso trabalho disse não gostar da escola na qual a criança está inserida, chamamos a família para que eles pudessem se esclarecer e conhecer melhor nosso sistema de trabalho. Neste momento gostaríamos de partilhar alguns relatos sobre a UMEI.
Estes depoimentos nos ajudam muito, pois podemos perceber que a comunidade tem a UMEI Pituchinha como uma escola de qualidade, onde os filhos gostam de ficar e os pais dizem estar satisfeitos com o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe. Também nos ajudou muito a perceber que estamos inseridos em uma comunidade participativa, que querem uma escola de qualidade para os filhos, que pretendem ser parceiros desta  escola, fazendo deste um  espaço de todos , onde todos  têm direitos e deveres.E que família e escola devem ser parceiras sempre buscando o bem estar  físico e mental dos  alunos, da comunidade e de todos que estão inseridos na escola.
GRÁFICOS QUE FORAM ELABORADOS A PARTIR DOS QUESTIONÁRIOS

Observação: As maiorias dos pais que relataram a presença de outros responsáveis citam os avôs, tios e irmãos como pessoas responsável por cuidar das crianças na ausência dos mesmos.

Obs: Os bairros citados como demais são: Vila oeste, Dom Cabral,Álvaro Camargo,Nossa senhora da gloria,Camargo  Padre Eustáquio ,Santa Maria e Ipanema.

Obs. Benefícios citados foram :escolas,Posto de saúde,Linha de ônibus,Supermercados,Academias,Comércios,associação de bairro,academia da cidade,igrejas,creches,escolas profissionalizantes,praças,asilos,farmácias,padaria,metrô,Dentista,CRAS(Psicólogo),escola aberta,escola integrada,coleta de lixo,feira de atersanato,curso de informática ,ginástica para terceira idade,rede de esgoto,universidade próxima,casa da criança carente.
Trabalho Realizado Por:
·         Lenita Kátia Silva de Oliveira
·         Christiane
·         Mércia Moraes
·         Orlando