Cap. 7 e 8 - Organização dos Educandos e seus agrupamentos

Organização das crianças e de seus agrupamentos

A organização das crianças se dá por várias etapas, sendo que existem questões que cabem à Instituição efetivar e outras que cabem ao professor(a), com intuito de melhorar as condições de trabalho, bem como garantir um espaço estimulante para o desenvolvimento integral da criança.
A Instituição ao agrupar as crianças deve seguir várias questões legais (Proposições Curriculares, Estruturação do trabalho escolar na RME BH/Belo Horizonte – Dez/2006 e Portaria SMED nº 175/2011); critério de distribuição de vagas, a forma de inserção da criança na UMEI, relação numérica professor/aluno e as formas de acolhimento das crianças.
Quanto à forma que o professor agrupa os alunos deve se justificar pela melhor rotina de trabalho e principalmente com intenções pedagógicas coerentes para o desenvolvimento  da criança.
ORGANIZAÇÃO PELA INSTITUIÇÃO
Os critérios de distribuição de vagas existentes, definem a pluralidade do público a ser atendido, à criança com deficiência existe a medida de proteção, portanto sua matrícula é compulsória. Para os demais alunos serem matriculados na UMEI existem algumas etapas a se seguir conforme legislações vigentes, primeiro passo são as inscrições, atualmente todos os inscritos na idade de 5 (cinco) anos são contemplados, a formação das demais turmas são observadas a maior demanda e caso haja mais inscritos que número de vagas, a decisão de quais alunos serão matriculados acontece de forma democrática, o sorteio. Aquele aluno que não foi contemplado continua na lista de inscritos aguardando alguma desistência. Outra questão observada é que a UMEI atente somente 4(quatro) turmas de horário integral, pois o espaço físico não comporta abrir mais turmas com esta característica.
Após o sorteio, a secretaria agrupa os alunos com faixa etária parecidas, pois na primeira infância as crianças desenvolvem-se rapidamente e geralmente 4/5 meses a criança desenvolve várias competências e consequentemente necessita de novos estímulos. Outro ponto observado para organizar as turmas é tentar agrupar o mesmo número de meninos e meninas em cada classe, na busca de uma maior homogeneidade evitando a exclusão das crianças por gênero.
A Instituição conforme prevê nas proposições curriculares organiza-se, também, por ciclos de formação, organização como esta propicia aos educadores maior facilidade em “observar, atender e respeitar as diferenças entre as crianças, atender as necessidades formativas das crianças na sociedade contemporânea, elaborar planejamento para cada ciclo, ter compromisso e disposição para construir novos modos, mais contemporâneos, de desenvolver a sua “profissionalidade”, a sua intencionalidade educativa: avaliando,replanejando, registrando, analisando, interpretando, aprendendo a ser docente. ”( Proposições Curriculares Educação Infantil Rede Municipal de Educação e Creches Conveniadas- BELO HORIZONTE, 2009 – pg 28).
Portanto a Educação Infantil (crianças de zero a seis anos) foi organizada em dois ciclos de idade de formação, que juntamente com o primeiro ciclo do Ensino Fundamental compõem o ciclo da infância. Dessa forma, a infância está organizada em três ciclos e a Educação Infantil está organizada em dois:
·         1º ciclo: crianças de 0 até 3 anos;
·         2º ciclo: crianças de 3 até 6 anos.
O acolhimento das crianças no período de adaptação acontece com atividades recreativas e de interação nas salas de aula, nos três primeiros dias do aluno na escola o horário é diferenciado ele permanece somente 2h30mim na escola. No caso do integral a rotina é a mesma, porém há um revezamento um dia ele vai pela manhã e outro à tarde, para se adaptar com todas as educadoras, pois o grupo de atende a criança de manhã é diferente do grupo da tarde. Atitudes como estas são tomadas para garantir maior segurança emocional a criança, uma vez que é muito pequena e provavelmente é a primeira vez que se separa da família por um longo período, bem como contato com um grande número de pessoas ao mesmo tempo.
A UMEI Pituchinha tem características incomuns de outras Instituições, pois atende um grande número de turmas e em contrapartida apresenta um espaço físico externo pequeno, em relação ao número de turmas. Dessa forma existem poucos momentos de interação entre todas as idades, e organizações são feitas para viabilizar melhor conforto para as crianças e melhores condições de trabalho para as educadoras. O único momento diário em que há um encontro de todas as turmas é a “rodona” em que há atividades de dança/música, brincadeiras e interação entre todas as crianças. Outros  momentos como estes acontecem raramente na escola, só em períodos de festas e algumas datas comemorativas que são projetos institucionais que envolve toda a UMEI.
Diante da realidade exposta a UMEI organiza-se de forma diferente no primeiro e segundo ciclos. O primeiro ciclo por ter uma quantidade menor de turmas tem mais momentos de interação entre si (de 0 a 2 anos), o segundo ciclo por ter uma quantidade maior de turmas, bem como de alunos as interações acontecem geralmente por pares de idade.
Apesar de existir alguns momentos em que há um agrupamento de diferentes idades conforme o que já foi explicitado percebe-se que essa interação, de forma espontânea ou intencional, é muito importante para o bom desenvolvimento físico e intelectual da criança, pois garante mais trocas de experiências, portanto há uma necessidade emergente de se criar parcerias e projetos objetivando que as crianças tenham um ambiente escolar estimulante e interativo entre todas as idades cronológicas presentes na UMEI.
A ORGANIZAÇÃO DOS EDUCANDOS E SEUS AGRUPAMENTOS NO 1º CICLO
Esta instituição de Educação Infantil tem como um de seus objetivos, propiciar às crianças de 0 a 3 anos, através de seus agrupamentos, adquirirem a capacidade de ação simbólica, da fala, do desenho, da brincadeira, dentre outras formas de linguagem, oportunizando-lhes apropriar-se do mundo e transformá-lo.
As crianças de 0 a 3 anos são atendidas na instituição em horário integral. O horário de permanência das crianças na instituição é de 7:00 as 17:20 horas. As crianças são assistidas por seis educadoras em horário integral, sendo três pela manhã e três pela tarde.
O horário do café da manhã das crianças de 0 a 1 ano é feito no pátio com mamadeiras, cada um em seu carrinho durante o banho de sol ou na sala de estimulação, mas sempre em grupo. O café da manhã das crianças de 1 a 3 anos é feito no refeitório todos em grupo assentados nas mesas. O almoço e jantar das crianças de 0  a 1 ano é servido pelas educadoras. A comida é dada na boca das crianças  e elas ficam assentadas em cadeiras apropriadas para esta finalidade. O almoço e jantar das crianças de 1 a 3 anos é servido no refeitório com a ajuda das educadoras.
O alimento oferecido no horário da colação é servido também em grupo, no tapete, nas mesinhas da sala ou no carrinho e cadeiras apropriadas para refeições no caso das crianças de 0 a 1 ano.
A todo o momento as crianças são estimuladas a comer sozinhas valorizando suas conquistas quanto à autonomia e a independência e propiciando cada vez mais esta aquisição.
As crianças estão sempre em grupo nos diversos tempos e espaços da instituição, na sala de atividades, na sala de multiuso, no parquinho, no pátio e no refeitório. O horário de vídeo se dá na sala multiuso, as crianças não freqüentam o auditório, pois fica localizado no segundo andar e elas ainda não têm muita segurança para subir as escadas. As crianças de 0 a 1 ano assistem ao filme assentadas no carrinho e em grupo, as crianças de 1 a 3 anos ficam assentadas no tapete. Muitas vezes as crianças são estimuladas a dançar livremente e interagir com os vídeos musicais.
No momento em que a sala de multiuso é usada como brinquedoteca, as crianças brincam livremente com todos os brinquedos da sala. Muitas vezes as crianças de 0 a 3 anos brincam todas juntas durante o mesmo período de tempo. Esta atividade de interação das crianças possibilita, segundo o  Caderno da Educação infantil: Construindo o Projeto Político Pedagógico da Prefeitura de Contagem: (...) a construção (...) de seu sentimento de pertenciamento social, sua auto estima, sua autoconfiança, sua capacidade de respeitar o outro e de atuar cooperativamente. Evidencia-se nesse processo a importância da interação com seus pares, quando as crianças têm a oportunidade de produzir a partilhar uma cultura da infância construída por idéias, valores, códigos próprios, formas específicas de construção da realidade, que lhes permitem não apenas reproduzir o mundo adulto, mas ressignificá-lo e  reinventá-lo.”
No parquinho, durante o primeiro semestre, as crianças de 0 a 1 ano ficam assentadas no carrinho para bebês e as educadoras acompanhando e estimulando-as para as apreciações. Já no segundo semestre, elas andam sozinhas ou se agrupam coma as crianças de 1 a 3 anos, que desde o primeiro semestre brincam livremente no parquinho sob os cuidados das educadoras. Algumas vezes durante a brincadeira no parquinho as educadoras colocam música e todas as crianças de 0 a 3 anos participam das danças.
Estas ações visam garantir a segurança das crianças para que elas possam brincar sem se machucar e também interajam com crianças de outras idades. As atividades propiciam maior proximidade entre as crianças podendo assim, haver trocas espontâneas de afeto e promovendo a construção de sua identidade e sua subjetividade.
No momento da Rodona, as crianças de 0 a 3 anos participam junto com as crianças de 3 a 6 anos, de atividades de música, dança e brincadeiras. Este é um momento em que todas as crianças da instituição estão reunidas numa mesma atividade. Segundo o Caderno da Educação Infantil: Construindo o Projeto Político Pedagógico da Prefeitura de Contagem: “(...) estudos evidencia, que a interação entre as crianças de faixas etárias diferentes tem favorecido muito o seu desenvolvimento, em razão: das possibilidades de imitação, de maior troca de experiências, conhecimentos e desafios entre elas; das oportunidades de lidar com as diferenças, de cooperar, de se responsabilizar pelo outro; das necessidades de pensar do ponto de vista do outro ou de tentar se fazer entender.”
No momento do banho, as crianças de 0 a 2 anos compartilham o mesmo espaço (fraldário). Cada educadora leva geralmente duas crianças para o banho. As crianças de 2 a 3 anos utilizam outro banheiro que também é usado pelas crianças de 3 a 5 anos. Este é um momento de muita aproximação entre as crianças e das crianças com as educadoras.
A ORGANIZAÇÃO DO 2º CICLO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
De acordo com as Proposições Curriculares para a Educação Infantil  no município de Belo Horizonte,  a  Organização Infantil,  primeira etapa da  Educação Básica,  tem como finalidade o desenvolvimento integral  da  criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Portanto faz-se necessário afirmar que a Organização do 2º ciclo na Educação Infantil acontece de maneira a garantir a autonomia, a inclusão e a afinidade entre os pares, promovendo o bem estar de todos e o sentimento de pertencimento do grupo.
A organização dos educandos na Educação Infantil no 2º ciclo, compreendendo as idades de 3 anos, 4 anos e 5 anos e 8 meses, acontece de forma regular e sistemática no que concerne aos agrupamentos nos diversos momentos e atividades diárias.
Baseados em trabalhos de pesquisa realizada na Umei Pituchinha com os educadores que estão à frente das atividades com as crianças de 0 a 5 anos e 8 meses,  observamos a maneira pela qual os trabalhos são conduzidos e realizados. 
Atualmente a escola está organizada da seguinte forma com relação ao 2º ciclo:

1º turno                                                              

2º turno
2 salas de 3 anos                                                         
3 turmas de 3 anos

4 turmas de 4 anos                                                     
4 turmas de 4 anos
2 turmas de 5 anos                                                     
2 turmas de 5 anos



As turmas dos alunos de 3 e 4 anos, podem ser agrupadas em número de 20 crianças por sala, podendo chegar até 22 crianças, que poderão ser inseridas pela medida protetiva e crianças de inclusão que são acompanhadas por uma professora de referência e uma professora (apoio) que entra nas classes por 50 minutos diários  com trabalho diferenciado cobrindo o horário destinado ao professor de referência para planejamento das atividades diárias (Acepat).
As turmas dos alunos de 5 anos, podem ser agrupados em número de 25 crianças por sala, podendo chegar até 27 crianças  que poderão ser inseridas pela medida protetiva e crianças de inclusão que são acompanhadas por uma professora de referência e uma professora (apoio) que entra nas classes por 50 minutos diários com trabalho diferenciado cobrindo o horário destinado ao professor de referência para planejamento das atividades diárias (Acepat).



ESPAÇO QUE A ESCOLA DISPONIBILIZA PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES COM AS CRIANÇAS
·         Auditório:Localizado no 2º piso do prédio. As acomodações das crianças são em cadeiras individuais. O outro espaço é na sala de multimídia onde as crianças escolhem o seu lugar e ficam assentadas, deitadas, se acomodam da maneira que se sintam bem.
·         Sala de multimídia: Utilizando a sala de multimídia em horário livre, as crianças ficam a vontade. Cada uma escolhe o seu tipo de brinquedo e se agrupam conforme as afinidades entre si. É estabelecido um horário para cada idade ( 3, 4 e 5 anos)  em dias e horários diferentes, para que todas as turmas possam ser atendidas, e existem horários em que as turmas se encontram para esta atividade. (Segue anexo quadro de horário de vídeo do 2º ciclo).
·         Pátio externo da escola
·         Corredores externos das salas: Para brincar e fazer atividades
Para melhor organização da escola, no 1º turno (manhã), as duas turmas de três anos utilizam o refeitório e o horário de parquinho junto com uma turma de quatro anos, tendo em vista o espaço físico disponível na escola e permitindo entretanto, maior interação entre elas.
Já as três turmas de quatro anos restantes, se agrupam entre si nos respectivos horários de almoço, jantar e parquinho. Consequentemente, as duas turmas de cinco anos também utilizam um mesmo horário estabelecido pela escola para almoço, jantar e parquinho. (Segue anexo quadro de horário de café da manhã, almoço, jantar e parquinho de todas as turmas).
Registra-se entretanto outros momentos em que todas as crianças do 2º ciclo se agrupam com todas as crianças do 1º ciclo, tais como: atividades especiais como a semana da criança, teatro, comemorações,  apresentações infantis e também na “rodona”, tanto no primeiro turno quanto no segundo turno, onde brincam, cantam, dançam e contam histórias.