Cap 4 - Organização dos Eixos de trabalho

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO TRABALHO

Os conteúdos da educação infantil estão organizados com o objetivo de abranger diversos e múltiplos espaços de elaboração de conhecimentos e diferentes linguagens, a construção da identidade, os processos de socialização e o desenvolvimento da autonomia.
Temos como meta, um trabalho de construção de conhecimentos, respeitando o desenvolvimento natural, individual e integral da criança.
Para organizarmos o trabalho desenvolvido na UMEI Pituchinha, utilizamos o “Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil” e as “PROPOSIÇÕES CURRICULARES da EDUCAÇÃO INFANTIL da REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CRECHES CONVENIADAS COM A PBH” para nos orientar,  e seguimos suas formas de organização. Estruturamos os eixos de trabalho de forma que as práticas de cuidado e educação integrem todos os aspectos do desenvolvimento infantil, compreendendo a criança como um ser completo, indivisível.
            A organização dos trabalhos nas turmas acontecem por linguagens, sendo elas trabalhadas tanto pelas referencias como pelos apoios. As linguagens são:

Formação pessoal e social

Dentro dos processos de formação, a Educação Infantil na UMEI Pituchinha preocupa-se em proporcionar aos alunos oportunidades para a formação da identidade pessoal e social.  Este trabalho envolve desde o conhecimento e reconhecimento de sua imagem - suas características físicas , passa pelo processo de conhecimento de suas qualidades, potencialidades, idéias, opiniões, auto estima, estabelecendo respostas para as perguntas: Quem sou eu?, De que eu gosto? De que não gosto? Qual a minha opinião sobre...?
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil,
 “a partir do momento que a criança se reconhece como sujeito, com uma identidade própria, particular e peculiar, ela torna-se capaz de perceber o outro e o mundo, relacionando-se com eles. Neste momento alguns valores pessoais tomam proporções coletivas. A construção de novos conceitos como o nome, imagem e gênero figuram não apenas como fatores de identidade pessoal, mas também como fatores de identidade social. É pelo nome e pela imagem que a criança se reconhece e também pelo nome e imagem que o grupo a reconhece. Dentro do grupo a criança tem oportunidade de expor suas idéias, de perceber sua importância no mundo, participar da construção de regras de convívio social que contemplem não apenas a sua vontade, mas as necessidades do grupo. É também no grupo que a criança fortalece sua independência e autonomia, aprende a trabalhar junto para o bem comum e respeitar as diferenças entre as pessoas. Aprende que todos somos capazes de contribuir para o convívio social de uma forma ou de outra. Através do convívio social a criança aprende a solucionar problemas recorrendo ao conhecimento”

Daí a importância dada na nossa proposta ao trabalho com a formação social tendo em vista também a construção de sujeitos autônomos, que saibam defender seu ponto de vista e expressar com coerência e clareza suas opiniões e sentimentos fazendo uso do dialogo ao invés da agressividade pra resolver seus conflitos.

Movimento

“O movimento é forma de expressão dos sentimentos, emoções, pensamentos e idéias. É através do movimento que a vida manifesta-se, não há vida sem movimento. Por outro lado, precisamos compreender que a criança utiliza o movimento como forma primária de expressão porque é a forma que ela mais domina. Afinal, ela vem experimentando o movimento desde sua concepção enquanto as outras formas de comunicação apenas vem fazer parte da vida delas mais tarde. Portanto, uma criança de cinco anos movimenta-se aproximadamente à cinco anos e nove meses, fala a aproximadamente três anos e meio, registra em papéis à aproximadamente três anos. Qual destes aspectos, pelo tempo de prática ela vai dominar melhor (não esquecendo que a fala e o registro também exigem movimento)?” (Referencial Curricular)

Cabe à escola valer-se desta forma de conhecimento para explorar o mundo, construir novos conceitos, desenvolver outras formas de expressão e estabelecer novas relações.
Neste sentido  pensamos uma proposta pedagógica para a educação infantil é de suma importância pensar nas crianças como seres em movimento e que este está presente o tempo todo nas rotinas, mesmo assim é preciso pensar espaços em que ele aconteça de forma intencional para trabalhar as potencialidades do corpo e desafiando as crianças a irem além do que acham possível. OU seja, “... é preciso propiciar um ambiente de desenvolvimento integrado em busca do conhecimento de potencialidades. Na educação infantil é preciso que os movimentos de andar, correr, rolar, engatinhar, saltar entre outros sejam estimulados ampliando o repertório motor e as qualidades físicas de base sejam bem trabalhadas, principalmente valendo-se da ludicidade característica da infância. É preciso encorajar as crianças a vencer os desafios e superar os medos de quedas e machucados. Afinal, quanto mais experiente for a criança, menores serão os riscos.
Educar através do movimento é partir do mundo da criança, do mundo que ela conhece e propiciar novas aprendizagens efetivas e prazerosas.”(Referencial Curricular)

Música

“A música está presente nas mais diferentes culturas e situações. Através da combinação de sons e silêncios o ser humano comunica sentimentos e idéias. A música une as pessoas através de pensamentos, ritmos e sentimentos nela expressados. A música tem o poder de acalmar e de mobilizar, de representar um grupo e uma época, mas principalmente, a música tem o potencial de comunicar e por isto justifica sua presença na educação infantil”.(Referencial curricular)
Ampliar a linguagem e o vocabulário é mais prazeroso utilizando a música, formar hábitos também é mais agradável se cantarmos. Mas não é apenas neste sentido que a música apresenta-se na educação infantil, produzir e descobrir sons do próprio corpo e dos objetos e organizar estes sons com o silêncio são fundamentais para a compreensão da estrutura musical. Explorar os sons em altura, duração, intensidade e timbre são possibilidades que devem ser oferecidas na educação infantil. Exercitar a audição, perceber os sons e os silêncios são importantes para a percepção do mundo. Na Educação Infantil, portanto, não é importante apenas ouvir diferentes tipos de música, mas também produzir música, descobrir sons e combinações.

Artes Visuais

“As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto bidimensional como tridimensional, além de volume, espaço, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos, bordados, entalhes etc.”
(Referencial)
A arte permite à criança o desenvolvimento de potencialidades criativas e imaginativas. Através da arte a criança representa o mundo e seus sentimentos em relação à ele. Quando a criança é incentivada a criar ela tem a possibilidade de fazer escolhas, mostrar suas experiências e aprendizagens. Por este motivo é muito importante deixar a criança exercitar sua capacidade de produção artística. Este processo poderá ser enriquecido pela ação educativa intencional, por alguns questionamentos que levem à reflexão, porém a intervenção direta no processo criativo da criança pode descaracterizá-lo.
A criança mostra em suas produções uma evolução nos processos de simbolização. Em principio o desempenho motor dificulta a formação de imagens claras para os adultos, mas estas produções estão cheias de significados e simbolizações para as crianças. A possibilidade de manipular diferentes materiais, transformar e tornar a utilizá-los proporciona às crianças uma visão diferente de mundo.
Enfim, a partir do momento que a criança produz arte, ela começa a interessar-se pelas produções do outro e desenvolve a capacidade de apreciar e despertar sentimentos e significados frente às obras produzidas, gerando gosto, cuidado e respeito pelos processos de criação, produção e apreciação.

Linguagem Oral e Escrita

O desenvolvimento da linguagem oral e escrita é fundamental para a inserção e participação das práticas sociais. Facilitar os processos de comunicação e expressão amplia o desenvolvimento de competências linguísticas básicas.
Segundo os Referencias Curriculares da Educação infantil é possível constaratr “que tanto a linguagem oral como a linguagem escrita fazem parte do cotidiano de nossas crianças. Elas observam seus familiares e pares de escola explorando diferentes portadores de textos e começam a interessar-se pelo significado daqueles símbolos.”
Partindo deste contato e interesse, as crianças elaboram hipóteses em relação aos processos de escrita. As hipóteses passam a ser testadas, negadas ou afirmadas de acordo com um processo bem peculiar ao raciocínio da criança.
Em nosso trabalho, buscamos explorar diferentes tipos de portadores de texto, oportunizando à criança perceber a organização da escrita e do seu significado. Também buscamos trabalhar a interpretação destes textos, mostrando para a criança que a escrita é uma importante forma de comunicar-se com as outras pessoas e com o mundo.
Acompanhar os processos de elaboração de hipóteses sobre a escrita bem como o teste destas também fazem parte do processo educativo desta escola.

Natureza e Sociedade

“Desde muito cedo as crianças interessam-se pelos fenômenos da natureza e pelas formas de organização social. O trabalho com estes dois fatores é realizado através das experiências. Experimentar exige organização e podemos perceber então a utilização de metodologias pelas crianças para a construção de conhecimentos do mundo social e natural.
As crianças utilizam métodos mesmo sem ter consciência de que estão utilizando, começam coletando dados sobre o que lhes interessa através de perguntas, observação, questionamentos. Então as crianças elaboram e testam hipóteses arriscando ao fim dos testes algumas respostas que lhes parecem lógicas. A exploração do mundo social e natural acontece de forma gradativa e as hipóteses afirmadas em um momento podem ser novamente testadas mais tarde.
Em relação à sociedade, as crianças também elaboram e testam suas hipóteses. As crianças vem de núcleos sociais diferentes (família) para formar um novo núcleo social (escola). Este novo núcleo social exige referências de organização interna, cabe às crianças propor a organização e ao professor mediar e levantar questionamentos sobre as propostas, ampliando a discussão e possibilitando que os alunos cheguem à conclusão mais adequada.”

Matemática

“As noções matemáticas (contagem, relações quantitativas e espaciais etc.) são construídas pelas crianças a partir das experiências proporcionadas pelas interações com o meio, pelo intercâmbio com outras pessoas que possuem interesses, conhecimentos e necessidades que podem ser compartilhados.”
(Referencial)

            O universo matemático permite à criança fazer descobertas, relacionar fatos, organizar pensamentos, raciocinar de forma lógica, situar-se no tempo e no espaço. As crianças também utilizam os processos de solução de problemas em seu cotidiano e as relações numéricas e de quantidade  em várias atividades. Pequenos cálculos mentais, o trabalho com grandezas, com espaço e forma fornecem à criança referências concretas que mais tarde serão representadas por símbolos.”
           
Para uma melhor visualização de como que o trabalho se desenvolve na UMEI nos diferentes ciclos, optamos por nos basear no quadro exposto nas “PROPOSIÇÕES CURRICULARES da EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHES CONVENIADAS COM A PBH”  onde estão colocadas as capacidades e habilidades que devemos construir/desenvolver com as crianças, completando este quadro com as ações e estratégias utilizadas pelos professores da UMEI para trabalharem tais capacidades e habilidades.
 


CAPACIDADES/HABILIDADES – 1º CICLO

1º ciclo – 0 a 3 anos

EIXO 1 – Construção de atitudes e valores - 1º ciclo – 0 a 3 anos
capacidades
habilidades
ações
1. Construir uma imagem
positiva de si, ampliando a
autoconfiança, identificando
cada vez mais limitações e
possibilidades e agindo de
acordo com elas.
-Identificar algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no cotidiano em situações de interação.
-Realizar pequenas ações cotidianas ao seu alcance para adquirir independência.
-Conhecer a si mesma, suas habilidades e limitações.
·       Relaxamento.
·       Massagem (shantala).
·       Banho de Balde com estimulação e relaxamento.
·       Estimulação visual: Brincadeiras no espelho.
·       Soninho.
·       Estimular para que segurem o copo/ mamadeira sozinhas.
·       Autonomia em alimentar-se: segurar a própria mamadeira, colher, frutas,etc;
·       Estimular para que escolham o brinquedo que lhe agrada brincar.
·       Relaxamento com músicas Reiki.
·       Medida com barbante e com a foto da criança.
·       Produção de objetos e brinquedos com massinha.
2.  Identificar e enfrentar situ- ações de conflitos, utilizando recursos pessoais, respeitando as outras crianças e adultos e exigindo reciprocidade.
-Selecionar as preferências, respeitando as preferências dos outros.
-Interagir com o meio em situações cotidianas de forma consciente.
-Relacionar-se com as pessoas e com o meio onde estão inseridas.
-Valorizar suas conquistas e as dos outros, identificando e respeitando
as limitações de ambos.
·         Acolhida diária.
·         Atividades com brinquedos variados.
·         Construção dos primeiros combinados de convivência.
·         Recorte de massinha com tesoura.
·         Produção de objetos e brinquedos com massinha.

3. Valorizar ações de
cooperação e solidariedade,
desenvolvendo atitudes de
ajuda e colaboração e
compartilhando vivências.
-Ter iniciativa para pedir ajuda nas situações em que isso se fizer necessário.
-Interessa-se por situações que envolvam a relação com o outro.
-Ajudar os outros na realização de atividades.
·         Brincadeira Simbólica.
·        

4. Adotar hábitos de auto cuidado, valorizando atitudes relacionadas à higiene, alimentação, conforto, Segu- rança, proteção do corpo e cuidado com a aparência.
-Reconhecer o próprio corpo e as diferentes sensações e ritmos que produz.
-Identificar diferentes objetos utilizados na higiene.
-Realizar a higiene das mãos com ajuda.
-Expressar e manifestar desconforto relativo à presença de urina e fezes nas fraldas.
-Interessa-se por desprender-se
das fraldas e utilizar o vaso sanitário,
sem auxílio.
-Experimentar novos alimentos e comer sem ajuda.
-Identificar situações de risco no ambiente mais próximo.
-Ter cuidado com o corpo, com a prevenção de acidentes, e com a
saúde de forma geral.
-Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e
coletivo.
·         Banho de balde com  estimulação e relaxamento.
·         Banho de sol
·         Alimentação de acordo com a faixa etária acompanhada por nutricionistas.
·         Alimentação: hábitos alimentares, introdução de novos sabores e texturas diferentes;
·         Trocas e cuidados.
·         Repouso.
·         Uso independente do banheiro.

5. Identificar e compreender a
pertinência aos diversos grupos dos quais participa, respeitando regras básicas de convívio social e diversidade que os compõem.
-Respeitar as regras simples de convívio social.
-Ser cooperativo com o grupo de convivência.
-Posicionar-se nos processos de tomada de decisões.
-Desenvolver valores sociais e culturais, valorizando o próprio contexto social.
-Perceber-se como membro de uma coletividade.
-Identificar pessoas da organização do ambiente escolar.
-Saber diferenciar os diversos grupos sociais dos quais participa.
-Identificar papéis sociais, existentes em seu grupo de convívio.
-Conhecer as regras elementares do convívio social.
-Respeitar a presença do outro em seu meio social.
-Participar de atividades em grupo.
Conviver com os demais.
-Elaborar e respeitar regras e combinados do grupo.
Perceber o sentido das regras.
-Executar pequenas ordens.
Compartilhar o espaço.
-Dividir materiais e brinquedos.
Controlar seu comportamento.
Cuidar de si.
·         Carinho e atenção às crianças.
·         Brincar com objetos variados e em ambientes diversificados.
·         Reunião de pais.
·         Uso independente do banheiro (para quem está tirando fralda), lavar as mãos.
·         Alimentar-se sozinhos.
·         Trabalho de identificação através de fotos.







6. Comunicar e expressar, de- sejos, desagrados, necessida- des, preferências e vontades em brincadeiras e atividades cotidianas.
Expressar suas opiniões sem receio de errar.
·         Exploração de objetos
·         Exploração do ambiente através de brincadeiras no tapete
·         Exploração do ambiente através de brincadeiras no tapete
·         Interação social
·         Brinquedos livres
·         Produção de desenhos livres
·         Construção da rotina na rodinha
·        
EIXO 2 A construção do conhecimento mediante interações estabelecidas com a cultura, a natureza e a sociedade; ou seja, com o mundo físico e social - 1º ciclo – 0 a 3 anos



1. Participar ativamente na
resolução de problemas.
-Formular perguntas.
-Estabelecer relações simples na comparação de dados.
-Confrontar suas idéias com as de outras crianças e adultos.
-Formular coletiva e individualmente conclusões e explicações sobre o
tema em questão.


2. Utilizar, com ajuda do pro- fessor, diferentes fontes para
buscar informações.
-Utilizar a observação direta e com uso de instrumentos, como binóculos, lupas, microscópios etc. Para a obtenção de dados e informações.
-Identificar locais que guardam infor-
mações,como bibliotecas, museus etc.
-Ler e interpretar registros, como desenhos, fotografias, maquetes,
documentários, relatos de pessoas, livros, mapas.
·         Vídeos direcionados de acordo com o tema que está sendo trabalhado.
·         Leitura de imagens (revistas, livros).
·         Plantar e observar o crescimento do milho.
·        



3. Interessa-se por conhecer
diferentes formas de expres -são cultural.
-Registar informações, utilizando diferentes formas: desenhos, textos
orais ditados ao professor, comunica- ção oral, registrada em gravador etc.
-Reconhecer e valorizar brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunida- de e de outras.
-Reconhecer e valorizar modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos so- ciais do presente e do passado.
-Identificar e valorizar alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição.
-Valorizar e preservar o patrimônio cultural do seu grupo social.
-Participar de atividades que envol- vam processos de confecção de obje- tos.
-Reconhecer algumas características de objetos produzidos em diferentes épocas e por diferentes grupos soci-ais.
- Participação nas festividades de páscoa.
- Partilha com lanche coletivo e teatro.
- Ensaio para apresentação das mães.
- Participação na comemoração do carnaval da escola.
- Participação no ensaio para a Festa Junina.
- Apresentação de músicas regionais.
- Semana da criança: lanche especial em cada dia, brinquedos infláveis.
- Artes visuais: cineminha
- Encontro com a família-shantala: mães e bebês / teatro: uma história de aniversário.

4. Compreender, com ajuda
dos adultos, de fotos, relatos e outros registros, as mudan- ças ocorridas nas paisagens
ao longo do tempo.
Identificar a paisagem local (rios, vegetação, construções, florestas, campos, dunas, açudes, mar, montanhas etc.).


5. Valorizar atitudes de manu- tenção e preservação dos es- paços coletivos e do meio ambiente.
.
·         Movimento: atividades que estimulam o desenvolvimento motor (correr, pular, escorregar dançar...)
·         Exploração de espaço da sala, manipulação de brinquedos (bolas, carrinhos, bonecos);
·         Atividades nos brinquedos externos ( escorregador, casinha, velotrol).


6. Estabelecer algumas rela- ções entre diferentes espé -cies de seres vivos, suas ca- racterísticas e suas neces- sidades vitais.
-Conhecer e apropriar-se dos cui -dados básicos de pequenos animais e vegetais por meio da sua criação e cultivo.
-Conhecer algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial.
-Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.
·         Projeto Animais do Mar: conhecendo várias espécies marinha.
·          Cuidados com o peixinho Pituco, doado pela mãe de uma criança.
·         Plantio do milho no algodão e acompanhamento do seu crescimento.


EIXO 3 A apropriação de múltiplas linguagens (oral, escrita, musical, corporal, plástica, digital, brincar, matemática) como forma de expressão - 1º ciclo – 0 a 3 anos

1. Ampliar o conhecimento de
mundo, manipulando dife-
rentes objetos e materiais,
explorando suas caracterís- ticas, propriedades e possi- bilidades de manuseio.
-Estabelecer relações com diversas formas de expressão artística.
-Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
-Explorar e manipular materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo, tintas, água, areia, terra, argila etc.
-Manipular e identificar diferentes suportes gráficos, como jornal, papel,
papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
-Explorar e reconhecer diferentes movimentos gestuais, visando à
produção de marcas gráficas.
-Ter cuidado o próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes
e materiais de artes.
-Ter cuidado com os materiais e com os trabalhos e objetos produzidos
individualmente ou em grupo.
-Interessa-se pelas próprias produções e de outras crianças.
Observar e identificar imagens diversas, descrevendo para o colega
cego.
-Realizar leitura de imagens e apreciar fotos, desenhos, ilustrações etc.
-Reconhecer objetos e através do tato pelo formato, textura, temperatura, peso.
-Reconhecer pessoas elo tato e pela voz.
-Descrever objetos explicitando suas características físicas.
-Manipular material que represente as convenções do Braille,Identifi-
cando o número e a sequência da cela.
·         Confecção da almofada de estimulação com a mãozinha das crianças e a música “ meu pintinho”.
·         Livrinho de banho.
·         Estimulação com túnel, rolos, escadinhas, rampa, bolas, entre outros brinquedos interessante.)
·         Autonomia em alimentar-se: segurar a própria mamadeira, frutas, etc;
·         Manipulação de textos e livros.
·         Registro livre de histórias com desenho.
·         História da Chapeuzinho Vermelho com desenhos no quadro.
·         Confecção das fichas dos nomes.
·         Atividades com as fichas do nome.
·         Confecção de objetos com massinha.
·         Produção de peixinhos com carimbo das palmas das mãos.
·         Confecção de brinquedos – ioiô.
·         Amassar, colar e pintar bolinhas de papel usando a cor vermelha.
·         Deixando marcas no mundo – meu pezinho.
·         Construção de tamborzinhos de lata de leite em pó para o grande  baile de carnaval.
·         Confecção e pintura de chupetas de E.V.A. para ilustrar a marchinha “ mamãe eu quero”.
·         Ensaio da marchinha “mamãe eu quero” para o grande baile de carnaval.
·         Atividades com as fichas do nome.
·         Confecção do pintinho amarelinho com carimbo de mãozinhas e papel amarelo.
·         Confecção do pintinho amarelinho com T.N.T, olhinhos e biquinhos.
·         Pintura livre com cola colorida usando as cores pri-márias.
·         Confecção de máscaras para o baile de carnaval.
·         Confecção de chocalho de garrafinha pet.
·         Colagem com papel picado.
·         Registro da música “quem te ensinou a nadar”com massinha.
·         Início da pintura da caixa para confecção do aquário da turma (externo e interno).
·         Confecção de massinha explorando a cor verde.
·         Pintura com esponja no aquário.
·         Colagem de matinhos no fundo do aquário.
·         Colagem de areia, pedrinhas e conchinhas no aquário.
·         Produção de peixinhos com formas geométricas.
·         Enfeite dos peixinhos com forma geométrica  usando aparas de lápis.
·         Carimbos das mãozinhas para montagem do coelhinho.
·         Confecção de orelhas de coelho.
·         Pintura de coelhinho com molde vazado.
·         Confecção da galinha pintadinha usando carimbo das mãos.
·         Confecção do alecrim usando o dedinho e barbante.
·         Carimbo das mãos para fazer um polvo.
·         Colagem de papel picado e amassado no Jacaré.
·         Colagem de embalagem de ovo nas costas do Jacaré.
·         Montagem do palhacinho introduzindo formas geométricas.
·         Pintura do nariz do palhaço, introduzindo a cor vermelha.
·         Pintura facial.
·         Montagem do coelhinho utilizando colagem.
·         Pintura em papel micro ondulado.
·         Confecção de bandeirinhas.
·         Dobradura e pintura do gatinho.
·         Dobradura e pintura do sapo.
·         Registro espontâneo do crescimento do milho usando a cor verde.
·         Colagem do milho na espiga.
·         Colagem da pipoca dentro da panela.
·         Desenho livre: manuseando giz de cêra.
·         Ornamentação da escola, preparação para a festa junina.
·         Confecção de fogueira com EVA e cola colorida.
·         Confecção de balão com palitos de picolé e papel crepom.
·         Confecção de peixe de dobradura.

2. Apreciar diferentes
produções artísticas,
reconhecendo a grande
diversidade.
-Criar imagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos
elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor,
volume, espaço, textura etc.
-Explorar as produções artísticas na diversidade em que apresentam,
levando em conta a necessidade da descrição e exploração tátil da
criança cega.
·         Rodinha de histórias com utilização de livros com histórias para a faixa etária, livros sonoros,etc.
·         Fantoches
·         Livros de banho.
·         Linguagem oral e musical: conversas, escuta de obras variadas e ritmos;
·         Atividades de reprodução de sons da fala: ruídos de animais, nomes dos objetos, nomes das pessoas, nomes das ações realizadas na rotina, etc.
·         Atividades de expressões faciais diante do espelho.
·         Escuta de ordens e perguntas.
·         Vídeos de desenhos e programas direcionados es-
pecialmente para os bebês.
·         Rodinha de histórias com utilização de livros com histórias para a faixa etária, livros sonoros,etc.
·         Fantoches.
·         Pintura livre e com espuma.
·         Colagem de diversos materiais.
·         Pintura e registro da brincadeira Corre-Cutia e da Tartaruguinha.
·         Confecção de objetos com massinha e recorte da mesma com moldes.
·         Registro da história da serpente.
·         Pintura da D. aranha.






3. Interagir e expressar
desejos, necessidades e
sentimentos nas variadas
situações de comunicação
oral.
-Expressar-se bem através da fala.
-Elaborar perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos
de que participa.
-Transmitir recados.
-Pedir informações.
-Explorar essas habilidades através da LIBRAS com crianças surdas.
-Explorar muito a linguagem oral com a criança cega.
-Usar a linguagem para repetir histórias.
·         Estimulação da linguagem oral através do diálogo freqüente nomeando todos os objetos de forma clara.
·         Manipulação de textos e livros.
·         Registro livre de histórias com desenho.
·         Músicas explorando a linguagem.
·         Giz no pátio
·         Leitura de histórias – coleção fundo do mar – cada dia da semana ler um.
·         livro amigos do oceano.
·         Manipulação de livros com os animais do fundo do mar.
·         Estimulação em rodinha para as crianças contarem o que descobriram sobre os bichinhos do fundo do mar.
·         Estimulação para que as crianças descrevessem tudo o que perceberam no aquário com a visita do Pixote.
·         Estimulação na rodinha para que as crianças falassem o que sabem sobre a páscoa.
·        



4.Compreender algumas das
funções sociais da leitura e da
escrita.
-Interessar-se pela leitura de his-
tórias, contos, poemas, parlendas trava-línguas.
-Escutar e compreender textos de diferentes gêneros lidos pelo profes-
sor.
-Elaborar perguntas e respostas de acordo com diversos contextos em
que participa.
-Observar e manusear materiais impressos diversificados.
-Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
-Reconhecer letras e palavras do alfabeto comum e do Braille.
-Interpretar textos com auxilio de imagens, desenhos e figuras.
-Reconhecer o nome próprio e outros nomes.
-Escrever o próprio nome em situações em que isso é necessário.
-Escrever o próprio nome e outros nomes, ainda que de forma não
convencional.
-Produzir textos individuais e/ou coletivos ditados oralmente pelo
professor para diversos fins, em situações contextualizadas.
-Praticar escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que
dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna.
-Reconhecer o próprio nome e o nome dos colegas escritos em Braille.
-Respeitar a produção própria e alheia.
·         Rodinha de histórias com utilização de livros com histórias para a faixa etária, livros sonoros,etc.
·         Fantoches
·         Livros de banho.
·         Atividades de reprodução de sons da fala: ruídos de animais, nomes dos objetos, nomes das pessoas, nomes das ações realizadas na rotina, etc.
·         Atividades de expressões faciais diante do espelho.
·         Escuta de ordens e perguntas.
·         Linguagem oral e musical: conversas, escuta de obras variadas e ritmos, cantigas de roda;
·         Vídeos de desenhos e programas direcionados es-
pecialmente para os bebês.




5. Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros
diversos, fontes sonoras e
produções musicais.
-Ouvir com atenção.
-Brincar com a música, imitar, inven-tar e reproduzir criações musicais.
-Explorar, identificar e produzir sons.
-Coordenar os sons musicais com movimentos.
-Saber utilizar instrumentos da bandinha.
-Cantar em grupo e individualmente.
-Imitar, inventar e reproduzir can-ções.
-Ouvir diferentes estilos musicais.
-Explorar, expressar e produzir o si- lêncio e os sons com a voz, o corpo,
o entorno e materiais sonoros diver-
sos.
-Interpretar músicas e canções diver-
sas.
-Dançar e/ou fazer improvisação mu-sical.
-Desenvolver memória musical por meio da audição de canções.
·         Músicas com gestos e expressão corporal e facial diante do espelho.
·         Rodinhas de músicas com gestos.
·         Exploração sonora dos objetos.
·         Manipulação de chocalhos e brinquedos sonoros.
·         Dança.
·         Imitação de sons corporais feitos com a boca, os pés, as mãos etc., músicas com uso de instrumentos.
·         Ensaio da música “ Cai...Cai Balão” e “Capelinha de Melão” com gestos e depois com chocalho para apresentação na festa junina.
·         Movimento: atividades que estimulam o desenvolvimento motor (correr, pular, escorregar dançar...)
·         Exploração de espaço da sala, manipulação de brinquedos (bolas, carrinhos, bonecos);
·         Atividades nos brinquedos externos ( escorregador, casinha, velotrol).
·         Mãozinhas, mãozinhas nós vamos bater.
·         Uso da música para orientar os vários momentos da rotina(lavar as mãos, guardar brinquedos, refeições, escovar os dentes, etc.
·         Música para sentir, escutar e dançar livremente.
·         Música para trabalhar o corpo e as partes que o compõe.
·         Marchinhas de carnaval.
·         Meu pintinho amarelinho.
·         Fui na fonte do Itororó.
·         Bom dia coleguinhas.
·         Uso da música para orientar os vários momentos da rotina(lavar as mãos,guardar brinquedos,
Refeições, escovar os dentes,etc.
·         Música para sentir escutar e dançar livremente.
·          Música para trabalhar o corpo e as partes que o compõe.
·         Jacaré vai haver um festão.
·         Músicas cirsenses.
·         Músicas para organizar a rotina: sai água da torneira, meu lanchinho, Eu vou passear de trem, Piuí,piuí, Quem ajuda.
·         Jacaré Poiô.
·         DVD: Patati Patatá, Circo da Xuxa.
·         Exploração de sons com chocalho.
·         Cantar músicas variadas.
·         Acompanhar a música observando o ritmo.
·         Música se eu fosse um peixinho.
·         Trabalho com a música quem te ensinou a nadar.
·         Trabalho com a música Coelhinho da páscoa.
·         Ensaios para apresentação no dia da partilha da páscoa.
·         Galinha pintadinha.
·         Alecrim.
·         De olhos vermelhos.
·         Pula pulguinha, Esta é a igrejinha, festa no céu, O Cravo brigou com a Rosa, Seu Lobato tinha um sítio, Cinco patinhos, Se esta rua fosse minha, Sapo
Cururu, Passarinho na gaiola, De olhos vermelhos, Coelhinho da páscoa, Na fazenda pato tem, Jacaré,Jacaré, Atirei o pau no gato, O sapo não lava o pé, O balão vai subindo, cai...cai... balão, Requebra...Requebradinha, pula a fogueira, Corre Cutia, Festa no céu, Esta é a igrejinha, Tia mônica,
Eu vou... eu vou, Pula fogueira, Cai,cai balão, Venha cá meu balãozinho, Como pode um peixe vivo, Jacaré Poiô
·         DVD: Chico Bento, Sítio di Pica-pau Amarelo, Cocoricó, Os três Porquinhos, Os Dinossauros, Procurando Nemo, Branca de Neve e os Sete Anões, Patatí- Patatá, A galinha Pintadinha, A Cinderela, Segredo dos animais, Cocoricó, turma da Mônica.
·        









6. Explorar as possibilidades
de gestos e ritmos corporais
para expressar-se nas diversas situações de interação.
-Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
-Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular etc., desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras.
-Reconhecer progressivamente os segmentos e elementos do próprio
corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da
interação com os outros.
-Expressar sensações e ritmos corpo-
rais por meio de gestos,posturas e da linguagem oral.
-Explorar diferentes posturas corpo-
rais, como sentar-se em diferentes
inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na plan- ta dos pés com e sem ajuda etc., des-
crevendo sempre a situação vivencia- da para compreensão do aluno cego e com BV.
-Deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc., oportunizando meios para
participação dos alunos com deficiên-
cia.
-Correr, subir, descer, escorregar,
pendurar-se, movimentar-se, dançar
etc., para ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento, considerando os alunos com deficiência visual e
alteração motora.
-Aperfeiçoar os gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas,oportu-
nizando meios para participação dos alunos com alterações motoras e deficiência visual.
-Perceber as estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por
meio de brincadeiras e de outros movimentos que sejam pertinentes a
uma determinada situação.
·         Massagem(shatala)
·         Atividades psicomotoras para estimulação com túnel, rolos, escadinhas, rampa, bolas, entre outros brinquedos interessante.), brincadeira de esconder objetos e a própria criança.
·         Atividades de entrar e sair de espaços.
·         Atividades psicomotoras no tapete e colchão: rolar, virar, sentar com encosto, ginásticas para fortalecimento da musculatura.
·         Atividade de marcha na sala e no pátio com ajuda de alguém ou empurrando algum objeto.
·         Atividades de exploração tátil dos objetos.
·         Dança.
·         Brincadeira de equlíbrio na colcha.
·         Atividades de sentar dentro de bacias com suporte em torno para adquirir equilíbrio na posição e reforço da musculatura do pescoço e tronco.
·         Brincadeira livre de exploração do ambiente e dos objetos.
·         Brincadeiras interativas.
·         Brincadeiras direcionadas.
·         Movimento: atividades que estimulam o desenvolvimento motor (correr, pular, escorregar dançar...)
·         Exploração de espaço da sala, manipulação de brinquedos (bolas, carrinhos, bonecos);
·         Atividades nos brinquedos externos ( escorregador, casinha, velotrol).



7. Utilizar da contagem oral, de
noções de quantidade, de
tempo e de espaço, junto com
o professor, nos diversos
contextos onde essa utilização
é necessária; para alunos
cegos ou de baixa visão, os
materiais devem ser
manipulados e essa
capacidade desenvolvida com
apoio do tato e da audição.
-Manipular e explorar objetos e brinquedos em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada
criança possa descobrir as caracterís- ticas e propriedades principais e
suas possibilidades associativas: em-pilhar, rolar, transvasar, encaixar etc.
Utilizar de quantificadores básicos (muito, tudo, pouco, nada etc.).
Utilizar de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resol-ver problemas.
Comunicar quantidades utilizando oralidade e símbolos não conven-cionais.
Identificar números em diferentes contextos.
Explorar diferentes procedimentos para comparar grandezas.
·         Brincadeiras e músicas que envolvam contagem oral: serra... serra... serrador..., a galinha do vizinho,etc.
·         Perguntas sobre a quantidade de aninhos com imitação de gestos.
·         Movimento: atividades que estimulam o desenvolvimento motor (correr, pular, escorregar dançar...)
·         Exploração de espaço da sala, manipulação de brinquedos (bolas, carrinhos, bonecos);
·         Atividades nos brinquedos externos ( escorregador, casinha, velotrol).
·         Introdução à cor azul.
·         Confecção de massinha de farinha na cor azul.
·         Trabalho com a cor laranja.
·         Introdução à cor vermelha.
·         |Introdução à cor amarela.
·         Introdução à cor verde.
·         Seleção das cores primárias com tampinhas de garrafa.
·         Leitura de histórias - Ratinha:1,2,3,4 – Era uma vez um ovo.
·         Trabalho com as figuras geométricas utilizando a maçã e formando várias figuras de animais.
·         Manuseio dos blocos lógicos.
·         Organização espacial( alto/baixo, de um lado/do outro, por cima/por baixo,etc.)






CAPACIDADES/HABILIDADES – 2º CICLO – CRIANÇA DE 4 A 5 ANOS


EIXO 1 Construção de atitudes e valores – 2º CICLO – CRIANÇA DE 4 A 5 ANOS


Capacidades
Habilidades
ações

1. Construir uma imagem
positiva de si, ampliando a autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações
e possibilidades e agindo de acordo com elas, recebendo recursos de acessibilidade
quando necessário.
. Ter autoimagem positiva e ajustada de si mesma, identificando
características e qualidades pessoais.
Apresentar
autoconfiança em suas ações.
Descobrir,
conhecer e controlar progressivamente o próprio corpo.
Confiar
nas próprias possibilidades de explorar o entorno.
Valorizar
positivamente sua identidade sexual.
Agir
de forma cada vez mais autônoma em suas atividades habituais.
Perceber-se
como indivíduo, aprendendo a diferenciar os seus gostos,
opiniões e respeitar a existência do outro.
Aceitar
separar-se
da família para viver outras experiências fora do
ambiente familiar.
Circular
pelos espaços de seu cotidiano de forma autônoma.
Concentrar-se
nas atividades propostas.
Ter
confiança em suas estratégias na capacidade para lidar com
situações novas, utilizando seus conhecimentos prévios.
Escolher
brinquedos, objetos e espaços para brincar.
Planejar
e controlar a própria ação para resolver tarefas simples ou
problemas do cotidiano.
Criar
novas estratégias para desenvolver um trabalho.
Explorar
o ambiente com atitudes de curiosidade e segurança.
Formular
opiniões próprias.
·         Construir gradualmente a autonomia para ir ao banheiro, fazer escolhas nos momentos livres da sala.
·         No cantinho da leitura escolher o livro que mais o agrada naquele momento
·         No recreio ter liberdade de escolher qual o brinquedo que deseja brincar respeitando as regras/ combinados e os demais colegas
·         Ir ao espelho e conseguir identificar e nomear as partes do corpo que percebe.
·         Jogos de desafios: quem pula mais longe, quem grita mais alto, brincadeiras de desafio como cabo de guerra.
·         Imitar o mestre diante do espelho
·         Brincadeira macaco disse
·         Brincadeiras cantadas como Formiguinha, Fui ao mercado, A pulguinha, história da serpente, Turma do aquecimento,  Cabeça ombro joelho e pé, Casa do Zé
·         corridas
·         labirinto
·         circuitos
·         centopéia
·         dança das cadeiras
·         seu lobo está
·         tem porquinho aí
·         corrina num pé só
·         trem
·         estatua
·         coelhinho sai da toca
·         corre cutia
·         imitar os animais
·         Brincar de faz de conta
·         Casinha
·         Brincadeiras livres com os demais alunos do grupo















2. Identificar e enfrentar
situações de conflitos,
utilizando seus recursos
pessoais, respeitando as
outras crianças e adultos e
exigindo reciprocidade.
Ter
atitude de respeito às características e qualidades das outras
pessoas e valorizá-las,
sem adotar atitudes de discriminação.
Renunciar
à plena satisfação dos próprios interesses, aceitando as
frustrações.
Interessa-se
pelas manifestações da sua cultura.
Situar-se
na posição emocional do outro.
Lidar
com situações adversas de forma propositiva.
Estabelecer
vínculos afetivos e troca entre adultos e outras crianças.
Valorizar
o diálogo como forma de lidar com conflitos.
Respeitar
opiniões.
  • Ter iniciativa em resolver seus conflitos sozinho
  • ter iniciativa em procurar a professora quando não conseguir resolver seus conflitos sozinho
  • jogos de regra
  • conto e reconto de histórias
  • socialização de diversos brinquedos
  • cantinhos diversificados

3. Valorizar ações de
cooperação e solidariedade,
desenvolvendo atitudes de
ajuda e colaboração e
compartilhando suas vivências
. Saber
pedir e oferecer ajuda.
Dividir,
compartilhar, superando o egocentrismo.
Trabalhar
em equipe.
Ser
cordial com os colegas, educadores e demais funcionários da
instituição.
Colocar-se
no lugar do outro para entender um novo ponto de vista.
Apresentar
atitudes de cooperação e solidariedade.
Reconhecer
a importância de regras sociais de convivência em casa, na
rua, na escola, na comunidade.
Construir
coletivamente regras e combinados e respeitá-los
Respeitar
os limites na convivência com o outro.
Saber
esperar a vez para falar.
Saber
ouvir o outro.
Valorizar
a cultura pela paz e a tolerância para com os outros.
  • Combinados
  • Ajudar o colega
  • Pedir desculpas
  • Socializar objetos
  • Trabalhar em grupo: teatro, dança, roda
  • Respeitar os funcionários e o ambiente escolar
  • Incentivar o uso das palavras mágicas: obrigada, por favor, bom dia etc...
  • Brincadeiras com outras crianças, incentivando o respeito mútuo


























4. Adotar hábitos de
auto cuidado, valorizando as
atitudes relacionadas à
higiene, alimentação, conforto,
segurança, proteção do corpo
e cuidado com a aparência.
Valorizar
a vida e se implicar na melhoria do próprio ambiente.
Desenvolver
atitudes de auto cuidado
Ter
hábitos básicos de saúde e bem-estar
Valorizar
e contribuir com a organização e limpeza do ambiente: escolar,
da própria casa, da sua cidade etc.
Utilizar
adequadamente as dependências sanitárias.
Identificar
situações de risco no ambiente.
  • Ir ao banheiro sozinho
  • fazer escovação
  • Organizar a sala antes, durante e depois das brincadeiras
  • cuidar de si e do outro ao identificar situaçoes de risco
  • cuidar de seus objetos pessoais
  • Incentivar a se alimentar sem ajuda do professor
  • Experimentar o alimento mesmo que não aceite
  • Lavar as mãos antes das refeições
  • Cuidar da  higiene do próprio corpo
  • Histórias sobre higiene das mãos , teatro, músicas

5. Identificar e compreender a
sua pertinência aos diversos
grupos dos quais participam,
respeitando regras básicas de
convívio social e diversidade
que os compõem.
Identificar progressivamente algumas singularidades próprias das
pessoas com as quais convive, inclusive algumas deficiências.
Identificar
as relações de parentesco mais simples.
Estabelecer
relações sociais em âmbito cada vez mais amplo.
Respeitar
as diferenças raciais, físicas, culturais, religiosas e
socioeconômicas.
Perceber-se
como membro participante da escola, da comunidade e da
sociedade.
Perceber
a organização social e relacionar-se
com o outro de forma
adequada ao seu meio.
·         Projeto identidade que estuda a origem do aluno e de sua família
·         . Contornar o corpo de cada criança no papel pardo, com o nome de cada uma escrito e quantos anos tem;
·         Trabalhar com gravuras e objetos para trabalhar simetrias e proporcionalidades


·          Pedir que as crianças passeiem pelos contornos identificando as semelhanças
e as diferenças;




6. Comunicar e expressar
desejos, desagrados,
necessidades, preferências e
vontades em brincadeiras e
em
atividades cotidianas.
Expressar
sentimentos e emoções.
Respeitar
opiniões.
             jogos de regras
            rodinha
           atividades orais                     
             músicas de roda
               

7. Assumir papéis e
representá-los
como estratégia
de compreensão do mundo a
sua volta.
Utilizar-se
do faz de conta como forma de se expressar e diferenciá-lo
da realidade.
Diferenciar
a realidade do imaginário
             teatro
             contação de história
·         Brincar de casinha

·         Faz de conta



EIXO 2 A construção do conhecimento através das interações estabelecidas com a cultura, a natureza e a sociedade; ou seja, com o mundo físico e social – 2º CICLO – CRIANÇA DE 4 A 5 ANOS


1. Contribuir ativamente na
resolução de problemas.
.
·         participar ativamente da construção dos combinados da turma e da escola
·         Jogos de desafio em grupo como jogo dos sete erros, labirinto,


2. Utilizar, com ajuda do
professor,diferentes fontes para
buscar informações.

·         Pesquisas sobre os diversos temas tratados na sala


3.Registar informações,
utilizando diferentes formas:
desenhos, textos orais ditados
ao professor, comunicação oral
registrada em gravador etc.
.
·         Registro livre de historias
·         Registros de história com interferência
·         Reconto de historias e de fatos marcantes vivenciados pela turma
·         Jogral
·         Participação em apresentaçoes e peças teatrais
·         Construção de textos coletivos tendo um adulto como escriba.
·         Realizar as atividades de casa que são sintese do trabalho construído na sala


4. Compreender, com ajuda dos
adultos, de fotos, relatos e
outros
registros as mudanças ocorridas
nas paisagens
ao longo do tempo.
Valorizar
atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos
e do meio ambiente.
Identificar
a paisagem local (rios, vegetação, construções, florestas,
campos, dunas, açudes, mar, montanhas etc.), fazendo descrição dos
locais e exploração através do tato.
Perceber-se
como parte do meio ambiente.
Identificar
situações de risco no ambiente.
Conhecer
os processos básicos de exploração e observação do
ambiente.
Estabelecer
relações, comparações e identificar causas/efeitos de
situações cotidianas.
·         Organizar a sala antes e depois das atividades
·         Acolhida diária.
·         Atividades com brinquedos variados.
·         Construção dos primeiros combinados de convivência.
·         Recorte de massinha com tesoura.
·         Produção de objetos e brinquedos com massinha.
·         Projeto animais
·         projeto identidade
·         visitas orientadas ao zoologico, Expoagro, museu


5. Estabelecer algumas relações
entre diferentes espécies de
seres vivos, suas características
e suas necessidades vitais,
descrevendo e explorando por
sentidos diversos, quando
necessário, para acesso de
crianças surdas e cegas.

·         Ler e contar histórias que falem dos animais, como vivem...
·         Pesquisar sobre a vida dos animais e os tipos de animais
·         Montar com a turma projetos que tratem dos animais e suas curiosidades
·         Programar visitas ao zoológico, Museu de história natural da Puc, Mundo das águas, Exposição agropecuária super Agro, Fazenda e parque ecológico Vale Verde




EIXO 3 A apropriação de múltiplas linguagens (oral, escrita, musical, corporal, plástica,
digital, brincar, matemática) como forma de expressão – 2º CICLO
1. Interessa-se por conhecer diferentes formas de expressão
cultural, utilizando as diferentes linguagens (corporal, musical,
plástica, visual, oral, escrita, brincar, digital, matemática e outras) de acordo com as
diferentes intenções e situações de comunicação, como forma de compreender e ser compreendido.
-Representar e evocar diversos aspectos da realidade, vividos, conhecidos ou imaginados, e expressá-los mediante as possibilidades simbólicas oferecidas pelas diversas formas de representação e expressão.
-Ampliar o conhecimento de mundo manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio.
-Construir um repertório de diversas brincadeiras da cultura infantil.
-Identificar diversos elementos e propriedades de brinquedos explorados do cotidiano.
Escolher brinquedos, objetos e espaços para brincar.
Utilizar-se do faz de conta como forma de se expressar e diferenciá-lo da realidade.
·         Brinquedos livres , cantinhos, brinquedoteca
·         Teatro
·         Brincar de faz de conta
·         brincadeiras livre no patio
·         Brincadeiras que nossos pais brincavam
·         representar as história contadas pela professora
·         Construir e representar histórias a partir de algum objeto
·         Brincar de fazer mimicas
·         brincar com água, terra, massinha, argila
·         Brincar de roda
·         Utilizar fantoches
2. Apreciar diferentes
produções artísticas,
reconhecendo a grande
diversidade.-
-Utilizar a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da fotografia, do teatro e do cinema em processos de criação e produção de arte.
-Expressar e compreender sentimentos, sensações, ideias e desejos por meio da linguagem artística.
-Utilizar seus sentidos para construir objetos e obras.
-Utilizar alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.
-Utilizar-se de diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico.
-Fazer uso adequado da tesoura.
-Realizar dobraduras.
-Desenhar livremente.
-Modelar livremente.
Fazer colagem de diversos materiais em diversas superfícies.
Fazer desenho representativo de histórias.
Desenhar como forma de lazer, de registro, de expressão.
Reconhecer e nomear as cores ao seu redor, percebendo as
diferentes tonalidades que podem apresentar.
Criar desenhos, pinturas, colagens, modelagens à partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais:
ponto, linha, forma, volume, espaço, textura etc.
Utilizar de espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos.
Organizar e cuidar dos materiais no espaço físico da sala.
Valorizar as próprias produções e as produções de outras crianças bem como as produções de arte em geral.
·         Desenhar livremente sem a interferência direta do professora
·         pintar um lado da folha e dobra para ver o que forma
·         Usar a técnica da pintura a sopro
·         Propor que façam desenhos a partir da observação das diversas situações ( cena, objeto)
·         Desenhar auto-retrato
·         rasgar, dobrar, cortar e utilizar papeis com texturas variadas
·         Trabalhar com argila levando as crianças perceberem sua textura, cheiro, cor, temperatura, criando formas e figuras
·         Montagem de murais com produções das próprias crianças para apreciação
·         Ilustrar um livro
·         Explorar materiais diversos como massa, tinta, argila, giz, areia, plásticos, sementes, sucatas, etc
·         Decorar as festas e eventos na escola com produções das crianças
·         Apresentar às crianças diversas produções artísticas para que elas possam diferenciá-las
·          Criar com as crianças álbuns de fotografias, de desenhos, para apreciação das crianças
·         Criar espaços que permitam  às crianças falarem sobre suas criações
·         Trabalhar cores em diversas atividades como: fazer gelatina, pintura, colagem, massinha...
·         Desenho livre
·         pintura livre
·         Organizar a sala após as atividades
·        

3. Compreender algumas das funções sociais da leitura e da
escrita.
Ouvir, ler e recontar histórias.
Perceber e reconhecer a linguagem escrita como instrumento de informação e meio para comunicar desejos, emoções e informações. Perceber e identificar os usos reais da escrita em seu cotidiano.
Reconhecer diferenças nas propriedades físicas e de função social, de materiais impressos como livros, revistas, histórias em quadrinhos, jornais e outros.
Descobrir a importância dos símbolos na comunicação humana, sendo o código Braille um exemplo.
Participar de leitura de diferentes gêneros como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc., com a ajuda de um adulto.
Identificar diferentes tipos de textos e suas funções.
-Escolher livros para ler ao seu modo e apreciá-los Conhecer
o código Braille.
Perceber que as palavras pronunciadas oralmente podem ser representadas através da escrita.
Diferenciar letra de desenho.
Diferenciar letra de numerais.
Diferenciar letras umas das outras.
Criar hipóteses de escrita e expressá-las
Reconhecer seu nome escrito, identificando-o nas diversas situações do cotidiano.
Reconhecer os nomes dos colegas que são mais próximos.
Produzir escrita espontânea: escrever palavras e textos, ainda que de forma não convencional.
Participar de práticas de escrita coletiva como: recontos e letras de músicas.
Encontrar palavras conhecidas em um texto.
Participar de jogos sonoros com as palavras.
Registrar de diferentes formas a rotina da turma.
Discriminar rótulos e embalagens, identificando os mais utilizados.
·         Hora do conto
·         Cantinho das leitura
·         Mala de leitura
·         Leitura frequente de textos pelo professor
·         Atividades com diferentes textos e suas funções na sociedade: carta, bilhetes, documentos, convites, listas, textos literários, receitas culinárias, manuais, regras de jogo, jornais, histórias em quadrinhos, pesquisas na internet.
·         Contos e recontos
·         faz de conta
·         Trabalhar com recorte de jornal e revista
·         Construção do jornal da turma
·         Construção de portifólio coletivo da turma
·         Desenvolver projetos utilizando Rótulos
·         Trabalhar com receitas
·         Chamada na rodinha utilizando a ficha com o nome das crianças da turma
·         Mostrar o nome e ler
·         Identificar o próprio nome e o nome dos colegas da turma
·         Bingo, dominó e jogo da memória com nomes
·         Dramatizar histórias
·         Elaboração de listas de acordo com os temas abordados
·         Escrita do nome com e sem auxílio da ficha
·         Atividades para diferenciar letras, números e desenhos
·         Quebra cabeça com o nome
·         Caça-palavras com o nome dos colegas da turma
·         Atividades de escrita espontânea
·        
4. Interagir nas variadas
situações de comunicação oral.
Para crianças surdas, essa capacidade deve se dar por meio da LIBRAS e recursos
visuais. Para crianças com deficiência física que apresentem alteração fonoarticulária, a capacidade deve se dar por meio de prancha de comunicação (recursos visuais).
Interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos nas variadas situações de comunicação oral.
Conhecer vários gêneros orais, participando de diversas situações de interação social, nas quais possa contar suas vivências, ouvir as de outras pessoas.
Saber esperar a vez para falar.
Saber ouvir o outro.
Acompanhar e relatar sequências de fatos.
Utilizar vocabulário aprendido.
Reproduzir oralmente trava-línguas, parlendas.
Conhecer, distinguir e interpretar diferentes tipos de texto: poemas, parlendas, histórias, carta, bilhete.
Cantar, fazer rimas, conversar informalmente, transmitir recados, imitar, reproduzir sons e entonações.
Dialogar.
Transmitir recados.
Pedir informações.
Elaborar e responder perguntas.
Apresentar propostas diante de uma realidade adversa ou de desafios.
·         Relato do final de semana na Rodinha
·         Reconto de histórias
·         Brincar de faz de conta
·         Transmitir recados
·         Exposição de suas ideias nas conversas durante a rodinha
·         Brincadeiras do seu lobo está para trabalhar a atenção na escuta
·         Brincar de Chapeuzinho vermelho
·         Dramatização
·         conversas em grupos de afinidade
·         Ao término das histórias incentivar as crianças a fazerem questionamentos
·         Pedir que as crianças expliquem suas próprias produções
·         Trabalhar com a linha do tempo, desenhando os momentos mais significativos em ordem
·         Contar historias observando imagens em sequencia
·         Fazer avaliação do dia ao final da aula
·         Jogos: caldeirão da bruxa
·         Fazer reconto de histórias através de desenhos
·         Brincar de mimica
·         Relatar o que produziu com a massinha
·         Brincar de desafio imitando: animais, expressões, pessoas.
·         Nomear desenhos que produziu
5. Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes
sonoras e produções musicais.
Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos.
Brincar com música.
Explorar, identificar e produzir sons.
Coordenar os sons musicais com movimentos.
Saber utilizar instrumentos da bandinha.
Cantar em grupo e individualmente.
Imitar, inventar e reproduzir canções.
Ouvir diferentes estilos musicais.
Identificar elementos da música para expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo.
Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.
Utilizar as variações de tempos, compassos e ritmos musicais.
Reconhecer versos, estilos da música brasileira e de outros locais e povos.
Cantar as músicas para aprimorar a memória musical.
Produzir sons com várias partes do corpo.
Produzir sons com vários objetos e materiais.
Confeccionar instrumentos sonoros.
Explorar o silêncio através de sons da voz, do corpo, objetos etc.
Expressar o silêncio através da percepção, atenção e observação.
Valorizar obras musicais de diferentes gêneros, estilos, épocas, culturas etc.
Interessa-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas produções artísticas.
·         Explorar a bandinha da escola
·         construir bandinha
·         Imitar sons: cantando, improvisando com diversos recursos materiais e do próprio corpo
·         brincar batendo palmas (forte, fraco, lento, rápido, alto, baixo)
·         brincar batendo pé para produzir som e marcar ritmo
·         canto e dança de músicas folclóricas e de roda
·         participar de brincadeiras cantadas
·        
6. Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para
expressar-se nas diversas situações de interação. Essa capacidade pode ser acessível para crianças cegas por meio de referenciais orais e ajuda física no aprendizado dos gestos e demais situações exploradas.
. Conhecer gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo.
Perceber as sensações e sinais vitais do próprio corpo.
Relacionar-se com seu corpo e com o corpo do outro de forma
respeitosa e sem preconceitos.
Identificar as partes do corpo, nomeando-as
Perceber o próprio corpo, estabelecendo relações entre objeto e espaço ocupado.
Reconhecer a lateralidade.
Utilizar estruturas rítmicas para expressar-se
Compartilhar com o outro sentimentos e ideias através da corporeidade.
Utilizar da expressão corporal para construir jogos dramáticos e
cênicos.
Criar gestos e ritmos estéticos.
Relacionar-se com o meio social e natural através do movimento.
Utilizar de forma expressiva e intencional o movimento em situações cotidianas e brincadeiras.
Utilizar gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação, expressando
sentimentos e emoções.
Perceber diferentes qualidades e dinâmicas do movimento como a força, velocidade, resistência, flexibilidade, conhecendo gradativamente
os limites e as potencialidades do corpo.
Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus
recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações.
Utilizar os movimentos adquiridos como possibilidade de agir de forma mais autônoma no seu meio, tanto no que se refere ao deslocamento quanto ao auto cuidado
Conhecer algumas manifestações culturais do repertório que envolve a
corporeidade (gestos, atividades esportivas, jogos, danças, brincadeiras, mímicas etc.).
Realizar ações e procedimentos dentro de um repertório de atividades
culturais, relacionadas ao movimento.
Utilizar movimento de pressão, encaixe, lançamento e outros possíveis para manusear os diferentes materiais e objetos.
Utilizar-se de diferentes posturas: agachar, assentar, manter-se ereto etc.
Utilizar-se, com equilíbrio gradual, de movimentos como correr, pular, subir, rolar, balançar, escorregar e empurrar.
·         Dançar
·         Brincadeiras cantadas explorando as partes do corpo( boneco mole, fui a feira, pulguinha, cabeça ombro joelho e pé, estátua, bumbum no chão,
·         brincar na frete do espelho
·         imitar o chefe
·         macaco disse
·         casa do Zé
·         Eu vou andar de trem
·         eu agora vou passear
·         corridas
·         labirinto
·         centopeia
·         dança das cadeiras
·         pique
·         tem porquinho aí?
·         Estatua
·         fazer bolinhas com jornal para construir peteca
·         coelhinho sai da toca
·         corre cutia
·         passa anel
·         atirei o pau no gato
·         Jogos de encaixe
·         toquinho
·         fazer bonecos de sucata
·         pular elástico
·         boliche com garrafa
·         pular corda
·         corrida do balão
·         amarelinha
·         cabo de gerra
·         morto vivo
·         cabra-cega
·         Boneco mole
·         Pular entre obstáculos com distancias pequenas, medias e grandes
·         andar sobre linha reta e curva
·         andar imitando o passo dos animais
7. Utilizar da contagem oral, de
noções de quantidade, de tempo
e de espaço, com o professor,
nos diversos contextos onde
essa utilização é necessária. Os
alunos com deficiência visual e
alteração motora serão capazes
de desenvolver essa capacidade
desde que orientados pelo
educador e nos diversos
contextos em que essa
utilização seja necessária,
levando em conta as
especificidades do aluno,
deficiente ou não.
Conhecer as medidas de peso, altura e do sapato, partindo do próprio corpo.
Identificar dias da semana, partindo da própria rotina.
Utilizar o calendário para registrar o tempo, cotidianamente.
Reconhecer a utilidade de objetos com números tais como máquina de calcular, telefone, relógio etc.
Comparar a sua altura com a dos colegas. Preparar receitas
coletivamente, utilizando medidas: 1 copo, 4 ovos etc.
Utilizar álbum de figurinhas.
Utilizar adequadamente termos básicos relativos à organização do tempo e do espaço com relação às vivências habituais da sua rotina.
Utilizar a linguagem matemática como forma de expressar ideias, organizar o pensamento, o raciocínio lógico, situando-se no tempo e no espaço imediatos.
Reconhecer e valorizar os números, operações numéricas, contagens
orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias em seu cotidiano.
Utilizar signos e registrá-los
matematicamente.
Identificar números utilizados em atividades cotidianas e quantificá-los
Adquirir noções de tempo para se localizar no espaço.
Realizar operações numéricas simples como ferramentas necessárias no seu cotidiano.
Ter confiança em suas estratégias e na capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando conhecimentos prévios.
Utilizar a contagem oral em brincadeiras e outras situações de acordo com as necessidades.
Utilizar noções de cálculo mental para resolver problemas simples.
Comunicar quantidades, utilizando diferentes registros.
Identificar números nos diferentes contextos em que se encontram.
Realizar atividades de quantificação, seriação e classificação.
Estabelecer relações entre quantidades e noções de espaço.
Perceber semelhanças e diferenças entre objetos, classificando-os a partir de critérios próprios, estabelecendo relações.
Identificar gradativamente os numerais e as quantidades correspondentes.
Fazer registros de numerais em situação de uso funcional e social (contagem, calendário etc.).
Resolver problemas envolvendo ideias de adição e subtração sem registro formal.
Reconhecer e valorizar a matemática como uma ferramenta necessária no cotidiano.
Utilizar signos e registrar matematicamente.
Estabelecer a diferença entre números e letras, usando-os
adequadamente.
Manusear sólidos geométricos, percebendo semelhanças e diferenças.
Reconhecer formas geométricas básicas: triângulo, quadrado, círculo,
retângulo.
Identificar que há outras figuras geométricas bi e tridimensionais, fazendo relações com objetos utilizados em seu cotidiano como caixas, embalagens e outros objetos.
·         USAR CALENDÁRIO COLETIVO DIARIAMENTE
·         Usar calendário individual
·         Construção coletiva da rotina
·         Brincar de supermercado com sucata
·         Registro coletivo de quantos somos, quem faltou
·         Registro de jogos e brincadeiras
·         Jogo da memória
·         Jogo de trilha
·         Trabalhar os blocos lógicos e suas diferentes característica
·         Brincadeiras com espaço delimitado como coelhinho sai da toca, macaco disse, siga o mestre corre cutia
·         Construção de dobraduras
·         Circuitos para brincar
·         Maquetes
·         Quebra-cabeça
·         Atividades culinárias
·         Agrupar meninos e meninas em cantos distintos da sala e contar
·         Brincar de amarelinha
·         Brincar de supermercado
·         Jogos: Bingo, trilha, memoria, quebra-cabeça
·         Contagem com tampinhas
·         Dança das cadeiras
·         Ter à disposição brinquedos que contenham números em diferentes contextos ( telefone, relógio, etiquetas, rótulos)
·         Marcar o tempo utilizando o calendário
·         Organizar a sala por cores e quantidade de crianças por mesa
·         registro mensal da data  de aniversário dos colegas Ler, comparar e ordenar os números
·         pesquisar os diferentes lugares em que encontramos números
·         investigar situações cotidianas em que os números estão ordenados e para que servem
·         Pesquisar informações numéricas dos colegas da sala como: idade, altura, número do sapato,
·         Dominó de números e gravuras
·         Parlendas e cantigas que envolvem números
·         comparar objetos de tamanhos diferentes
·         Organizar os brinquedos da sala selecionando por forma, cor, tamanho, e material de que é feito
·         Brincar de esconde-esconde
·         Construir figura humana, animais e objetos usando formas geométricas
·         Identificar as formas geométricas nos objeto da sala
·         Circuito
·         Produzir trabalhos artísticos usando formas geométricas
·         Construir dobraduras
·         Atividades culinárias usando receitas
·         Registro de datas importantes no calendário

. Brincar com jogos digitais.
Usar o ICQ como forma de comunicação indivíduo-indivíduo e indivíduo-coletivo.
Fazer uso de softwares.
Buscar informações através da internet.
·         Usar a internet para pesquisar